Mandamentos da Lei de Deus

Mandamentos da Lei de Deus

Mandamentos da Lei de Deus

Primeiro Mandamento

Amar a Deus sobre todas as coisas.

É pecado: Esquecer-nos de Deus. Faltar às nossas orações ou fazê-las mal. Negar ou duvidar de alguma verdade da fé católica. Descuidar-nos de nossa formação religiosa. Ir a atos de culto de seitas falsas ou a reuniões de sociedades proibidas (seitas protestantes, comunismo, maçonaria etc.). Ler revistas ou livros ímpios. Superstições, adivinhações, horóscopo etc. Desesperar-nos ou falar contra a Providência. Calar pecados mortais na confissão. Comungar em pecado mortal. Faltar com o respeito à Igreja ou a seus Ministros. Não amar a Deus sobre todas as coisas. Envergonhar-nos das práticas de piedade.

Segundo Mandamento

Não tomar Seu santo nome em vão

É pecado: Fazer juramentos falsos, inúteis ou maus (jurar vingança). Imprecações (maus desejos) contra nós mesmos ou contra outros. Maldizer, blasfêmias ou palavras irreligiosas. Pronunciar sem respeito o nome de Deus ou dos santos, ou as palavras da Sagrada Escritura. Faltar a algum voto ou promessa feita a Deus.

Terceiro Mandamento

Santificar domingos e festas.

É pecado: Faltar à missa nos domingos e dias de preceito*. Chegar atrasado. Distrair-se voluntariamente durante a missa. Profanar o domingo com reuniões ou diversões perigosas. Trabalhar ou mandar outros trabalharem sem necessidade em trabalhos servis durante mais de duas ou três horas.

* Os dias de preceito no Brasil são: todos os Domingos do ano, Circuncisão de Nosso Senhor (01/Jan), Corpus Christi, Imaculada Conceição (08/Dez) e Natal (25/Dez). Por outro lado, quando não é possível assistir à Missa tradicional, a missa nova (de Paulo VI) não obriga.

Quarto Mandamento

Honrar pai e mãe.

É pecado: Para os filhos: Desobedecer aos pais. Tratá-los com dureza e sem respeito. Causar-lhes pena e desgosto. Não os assistir durante sua vida e no momento de sua morte. Não rezar por eles. Não levar em conta seus sábios conselhos. Tratar mal os irmãos, brigar com eles. Desobedecer aos superiores civis ou religiosos. Julgá-los e criticá-los injustamente. Fomentar o mau espírito. 

Para os pais: Não fazer orações em família. Mau uso dos bens. Descuidar-se da educação dos filhos, do catecismo, da primeira comunhão etc. Mandá-los a más escolas. Não os vigiar, os corrigir e os castigar quando necessário. Não os acostumar a renunciar-se, a sacrificar-se, a vencer seus caprichos. Tratá-los com demasiada aspereza e sem paciência. Permitir-lhes visitas, diversões e filmes perigosos para a fé, para a castidade etc. Não os proteger da internet. Dar-lhes mau exemplo, mentir ou discutir na presença deles etc.

Quinto Mandamento

Não matar.

É pecado: Matar, golpear, ferir, injuriar. Causar algum dano. Alimentar a raiva, querer nos vingar, desejar o mal. Ódio, rancores. Negar-nos a perdoar. Impaciência. Dureza com os pobres e sofredores. Maus conselhos. Escandalizar a outros e induzi-los a pecar com exemplos, conversas, modos de vestir, maus livros etc. Aborto*. Eutanásia. Imprudências na estrada.

* O aborto é castigado pela Igreja com excomunhão.

Sexto e nono Mandamento

Não pecar contra a castidade. Não desejar a mulher do próximo.

É pecado: Demorar-nos voluntariamente em pensamentos ou desejos contrários à pureza. Conversas impuras. Internet, maus livros, revistas e filmes, televisão. Olhares culpáveis. Ações impuras, sozinho ou com outras pessoas*. Roupas indecentes. Familiaridades entre namorados. Toda fraude no uso do matrimônio. Onanismo, preservativos, pílulas, esterilização etc. Negar injustamente o débito conjugal.

* Tudo o que for buscar ou admitir o prazer sexual, mesmo não sendo completo, fora do uso lícito do matrimônio é pecado mortal.

Nota: Devem-se precisar as circunstâncias que mudam a espécie do pecado (adultério, incesto, homossexualidade, bestialidade etc.). Quem não quiser renunciar à ocasião próxima do pecado não pode receber a absolvição nem continuar comungando.

Sétimo e décimo Mandamento

Não furtar. Não cobiçar os bens alheios.

É pecado: Cometer ou ajudar a cometer injustiças, fraudes, roubos. Não restituir. Não pagar nossas dívidas. Enganar nas vendas, contratos, transações. Subornos e outros ganhos injustos. Usura. Preços injustos. Jogos de azar. Inveja e raiva pelos bens que possui o próximo.

Oitavo Mandamento

Não mentir.

É pecado: Dizer mentiras. Fazer juízos temerários. Falar mal do próximo. Semear a discórdia com fofocas. Calúnias. Falsos testemunhos. Violar um segredo, ler cartas etc.

Índice:

Ver todas as orações Preparação para a confissão

Compartilhe esta oração:

Saia midi godê branca floral cinto e bolsos
Saia midi infantil de algodão
Saia midi evasê cinza com bolsos
Vestido infantil midi mostarda pipoquinha
Saia midi godê total preta com cinto
Saia midi godê total verde bolinhas coloridas
Vestido longo evasê preto primavera
Saia midi godê total bege rosa borboletas
Saia midi godê total bordô floral
Vestido midi jasmim azul
Saia longuete marsala elegance com cinto
Vestido midi evasê verde florzinhas