São João, diante da Porta Latina

Letra inicial

Santos de outubro

    São João, diante da Porta Latina
    Procurar:
    São João, diante da Porta Latina

    São João, diante da Porta Latina

    É celebrado hoje o aniversário da consagração de uma igreja situada a sudeste de Roma, chamada S. João, diante da Porta Latina. É um templo antiquíssimo, edificado sobre o lugar, onde, segundo a tradição, se teria dado o martírio de S. João Evangelista.

    Duas palavras bem significativas de Nosso Senhor, os santos Evangelhos mencionam, ambas relacionadas ao discípulo predileto. A primeira é a resposta que Jesus deu ao pedido feito pela mãe dos filhos de Zebedeu (Salomé), que fizesse, com que os dois, João e Tiago, fossem colocados na sua glória um ao lado direito e outro ao lado esquerdo (Mc. 10, 38). "Não sabeis o que pedis: podeis beber o cálice, que eu bebo? Ou ser batizados com o batismo com que sou batizado? E eles responderam: Podemos. A que Jesus, respondeu: "Em verdade, bebereis o cálice que eu bebo, e sereis batizados com o batismo, com que sou batizado". Os exegetas dão a estas palavras do Divino Mestre o valor de uma profecia. De fato, ambos, João e Tiago foram postos diante da prova da sua fé pelo martírio. Tiago morreu mártir e João passou pelo martírio, do qual por um auxílio especial de Deus saiu ileso.

    A segunda palavra referente a João, proferida por Jesus depois da sua Ressurreição, é encontrada no capítulo 21 do Evangelho do mesmo Apóstolo, que relata a seguinte cena entre Jesus, Pedro e João. A Pedro Jesus disse: "Em verdade, em verdade te digo: quando eras moço, tu cingias-te, e ias onde querias; mas quando fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde não queres ir. — Disse isto, acrescenta S. João, significando com que morte havia Pedro de glorificar a Deus. E, tendo assim falado, lhe disse: segue-me. — Voltando-se Pedro, viu que o seguia aquele discípulo, que Jesus amava, que na ceia esteve recostado sobre seu peito, e lhe disse: Senhor, quem é o que te há de entregar? Vendo, pois, Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que fique assim até que eu venha, que te importa? Segue-me tu. — Correu logo esta voz entre os irmãos, que aquele discípulo não morreria. E não lhe disse Jesus: Não morre, mas: se eu quero que fique assim até que eu venha, que te importa?" Diz a tradição que, sob o governo de Domiciano, João foi a Roma e lá, condenado à morte, foi metido em uma caldeira de óleo a ferver. Deus, porém, estendeu sua mão protetora sobre seu Apóstolo, e este saiu ileso e mais puro que antes. Se não morreu mártir, mostrou que não lhe faltara o espírito de heroísmo para sofrer o martírio. De fato, bebeu o cálice, de que lhe falara o divino Mestre. De Roma foi ao exílio na ilha Patmos, onde escreveu o Apocalipse.

    Santos, cuja memória é celebrada hoje

    Em Cirene, o bispo Lúcio, de que S. Lucas fala nos Atos dos Apóstolos (13, 1). Na Tunísia, os mártires Heliodoro e Venusto com 75 companheiros. 3º século.

    Referência: Na luz Perpétua, 5ª. ed., Pe. João Batista Lehmann, Editora Lar Católico – Juiz de Fora – Minas Gerais, 1959.

    Comemoração: 6 de outubro.

    Produtos recomendados:

    Compartilhe:

    Assuntos

    Saia midi godê total folhagem rosa
    Saia midi godê bege floral cinto e bolsos
    Saia midi godê branca grafitada
    Vestido longo evasê verde com rosas
    Saia midi franzida azul marinho
    Vestido midi mater preto
    Saia midi de nesgas sarja marsala
    Saia midi evasê azul xadrez flores
    Vestido longo serena lírio
    Saia midi plissada pink corações
    Vestido longo evasê preto florzinhas
    Saia midi plissada com babado rosa