Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
Pureza e pudor das crianças

Pureza e pudor das crianças

Uma criança sem pudor nunca terá pureza, enquanto que uma criança que pratica normalmente atos inspirados pelo pudor estará nas melhores condições para alcançar a virtude.

O pudor é a disposição instintiva, natural às almas retas, que conduz à reserva, à dignidade, ao bom porte, ao respeito de si e dos outros, tanto interna como externamente, tanto em particular como em público, tanto no espírito, no coração e na imaginação como nas palavras, olhares e gestos. O pudor pode e deve ser considerado como a defesa natural e providencial da virtude da pureza.

O pudor preserva a intimidade da pessoa. Consiste na recusa de mostrar aquilo que deve ficar escondido. Está ordenado à castidade, exprimindo sua delicadeza. Orienta os olhares e os gestos em conformidade com a dignidade das pessoas e de sua união. O pudor protege o mistério das pessoas e de seu amor. Convida à paciência e à moderação na relação amorosa; pede que sejam cumpridas as condições da doação e do compromisso definitivo do homem e da mulher entre si. O pudor é modéstia, inspira o modo vestir, mantém o silêncio ou certa reserva quando se entrevê o risco de uma curiosidade malsã. Torna-se discrição. (Catecismo da Igreja Católica, 2521, 2522).

É deveras importante acostumar as crianças à decência, ao respeito a si próprias, numa palavra, inspirar-lhes um grande pudor. Alguns exemplos para inspirar o pudor às crianças:

  • Ensinar desde a mais tenra idade a evitarem ver certas imagens e videos indecentes;
  • Proibir a nudez;
  • Ensinar as crianças a nunca se mostrarem seminuas ou vestidas imodestamente;
  • Evitar que fiquem em posições indecentes;
  • Dar exemplo vestindo e agindo com modéstia.

Para proteger as crianças é preciso proceder de tal forma que não vejam nem ouçam nada que seja susceptível de alterar nelas o sentimento do pudor. Para isso haverá a preocupação da virtude na escolha dos vestidos, na vigilância dos olhos, nas condições do sono, na determinação de tudo o que possa ferir os olhos e os ouvidos nos diversos meios por que tenham de passar.

As mães de família, que cuidam da roupa de seus filhos, deverão escolher roupas que não ofendam o pudor dos filhos ou das filhas, mesmo em casos de acidente ou duma grande exuberância de movimentos.

Categorias: Castidade e pudor, Educação dos filhos, Instruções de modéstia no vestir, Modéstia na prática

Tags: crianças, modéstia, pudor

Produtos recomendados:

Publicado em: 6 de setembro de 2017.

Compartilhe este artigo:

Saia midi evasê cinza com bolsos
Vestido midi maria vinho
Vestido midi evasê amarelo floral
Vestido midi evasê salmão floral
Saia midi godê azul risca de giz com bolsos
Vestido midi vinho neosuede com cinto
Saia midi de pregas preta
Vestido midi evasê vintage lilás
Saia longa três marias terracota
Vestido midi orvalho transpassado chumbo
Saia midi evasê floral branco e preta
Saia midi godê total preta floral