Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
Partes honestas e desonestas de nosso corpo

Partes honestas e desonestas de nosso corpo

Segundo a moral católica, nosso corpo é dividido em partes honestas, semi-honestas e desonestas. As partes desonestas são as partes íntimas e regiões vizinhas. As semi-honestas ou menos honestas são os seios, braços, flancos. As partes honestas são as mãos, os pés e o rosto. (Compêndio de Teologia Moral. Autor: Padre Teodoro da Torre Del Grecco).

A Igreja – através dos Papas, dos santos e de seus membros mais dignos – tem insistido para que o vestuário cubra tantos as partes desonestas, quanto as semi-honestas do corpo. Eis as palavras do Cardeal Basilio Pompili (Cardeal-Vigário do Papa XI), em orientação datada de 24 de setembro de 1928: "… um vestido não pode ser considerado decente se ele tem um corte mais fundo que dois dedos abaixo da cova da garganta, o qual não cobre os braços pelo menos até os cotovelos e chega até um pouco abaixo do joelho. Além disso, vestidos com material transparente são impróprios."

Os dois dedos abaixo da base do pescoço correspondem aproximadamente a 5 centímetros (ou duas polegadas). Existe uma tolerância em mostrar parte dos braços e das pernas. Devido a condições de mercado impossíveis de alterar, as mangas curtas são toleradas, temporariamente, com Aprovação Eclesiástica, até que a feminilidade Cristã se volte de novo para Maria, como o modelo do Pudor no vestuário. (Imprimatur: Albert R. Zuroweste, Bispo de Belleville, Illinois). Pode-se ler algumas destas normas em: Fonte: http://www.fatima.org/port/essentials/requests/modestdrespt.asp.

Se alguém quiser conhecer as diretrizes imitidas pela Santa Sé e pelas autoridades da Igreja sobre este assunto, basta dirigir-se aos gabinetes da Cruzada Internacional do Rosário de Fátima e pedir o folheto "A modéstia no vestir normas Marianas".

Por instruções do Papa Pio XI, o Cardeal Donato Sbarretti, Prefeito da Congregação do Consistório, emitiu, no dia da Festividade da Sagrada Família (12 de Janeiro de 1930), esta regra sobre o que constitui a modéstia no vestir. Esta declaração é a mais específica e, neste sentido, a de maior autoridade que a Igreja alguma vez emitiu sobre o tema da modéstia. Nenhum outro Papa a substituiu ou modificou. Esta declaração, então como agora, obriga em consciência. Note-se ainda que apenas indica os requisitos mínimos, ao dizer: "Um vestido não pode chamar-se decente etc..."

Richard J. Lloyd, "On Christian Modesty: The Natural Guardian of Chastity", reproduzido de The Remnant, pp. 2-3, Cf. Rita Davidson, Immodesty – Satan's Virtue, Little Flowers Family Apostolates, 2001, Lanark, Ontario, Canadá, p. 121.

Categorias: Começando a ser modesta, Instruções de modéstia no vestir, Modéstia na prática, Padrões de comprimento de roupas

Tags: comprimento, modéstia, normas, padrão, regras, vestir

Produtos recomendados:

Publicado em: 6 de maio de 2019.

Compartilhe este artigo:

Saia midi cinza grid com bolsos
Saia midi evasê branca floral
Vestido infantil midi mostarda pipoquinha
Saia midi de nesgas bordô
Saia midi godê total branco flores vermelhas e borboletas
Vestido midi evasê verde floral manga godê
Saia longuete elegance evasê preta
Vestido longuete poá preto
Saia longa três marias terracota
Vestido midi evasê princesa preto
Saia midi evasê preta flores
Saia longa evasê branca floral