Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
Papa Bento XV fala sobre moda, vestuário e modéstia

Papa Bento XV fala sobre moda, vestuário e modéstia

Sabemos que certas modas de vestir, que entram hoje em uso entre as mulheres, são danosas ao bem da sociedade como aquelas que provocam o mal e de outro lado nos enchem de assombro e estupor ao ver que quem proporciona o veneno parece desconhecer a ação maléfica, como quem incendeia a casa parece ignorar a força destruidora do fogo.

Somente a suposição de tal ignorância possibilita a explicação desta deplorável extensão que a moda tomou hoje em dia, tão contrária àquela modéstia que deveria ser o ornamento mais belo da mulher cristã; sem a supra dita ignorância, parece-nos que nenhuma mulher teria podido chegar ao excesso de usar vestidos indecentes, até ao aproximar-se dos lugares sagrados, ou apresentar-se diante de mestres da moral cristã.

Oh! Com que satisfação entendemos que as aderentes da União Feminina Católica escreveram no programa o propósito de mostrar-se honestas também na maneira de vestir. Fazendo isso, sentindo seguir um dever de não dar escândalo, mas de dar exemplo aos outros, demonstrarão ter compreendido que a missão delas no mundo foi alastrando-se e devem dar o bom exemplo, não somente dentro das paredes domésticas, mas também no meio das ruas publicas e nas praças.

Nós gostaríamos que as mulheres católicas sentissem, além da obrigação individual, o dever social e nós gostaríamos que as mulheres católicas hoje aqui reunidas diante de nós se unissem para combater as modas indecentes não somente entre elas, mas que esse trabalho possa alcançar pessoas e famílias.

Seria supérfluo dizer que uma boa mãe não deve permitir que as filhas cedam às falsas exigências de uma moda não muito apropriada, e quanto mais elevado for o lugar que essa ocupa, tanto menos deve tolerar que quem vai visitá-la ouse ofender a modéstia com a indecente maneira de vestir. Uma advertência impediria no futuro a audaz impertinência de transgredir os direitos de hospitalidade.

Trechos do discurso do Papa Bento XV, onde ele fala sobre moda, vestuário e modéstia em 22 de outubro de 1919.

Categorias: Moda e modéstia, Papa

Tags: moda, modéstia, papa pio xv

Produtos recomendados:

Publicado em: 23 de outubro de 2017.

Compartilhe este artigo:

Saia midi godê total marrom rosas
Vestido midi evasê vintage branco
Vestido longo evasê preto primavera
Saia longuete elegance evasê preta
Saia midi de nesgas azul pontinhos floral
Saia midi godê azul marinho com cinto e bolsos
Vestido midi godê total bege romântico
Vestido midi babados preto floral
Saia longa evasê preta laço floral
Saia midi evasê preta floral
Saia midi godê preta com cinto e bolsos
Saia midi godê total branca xadrez