Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
A vossa modéstia seja conhecida de todos os homens

A vossa modéstia seja conhecida de todos os homens

A mais resplandecente pérola de uma jovem é a Modéstia, guardai-vos, pois, no vestir, no olhar, no andar, na cabeça e em todo o corpo, em casa e fora de casa; sempre e por toda a parte resplandeça em vós esta virtude.

São Paulo, recomendando aos fiéis a Modéstia, diz-lhes: “Que a vossa Modéstia seja conhecida de todos os homens, pois o Senhor está junto de vós”.

“A beleza se não for temperada pela Modéstia é uma provocadora dos ape­tites animais, que mui facilmente atacam a fortaleza da alma e a derribam em pou­co tempo.” (“O Decênio Crítico”, por um Assistente da Ação Católica, Cap. IV, Art. II, a).

Santo Agostinho diz às virgens cristãs: “Fugi da companhia e da palavra das mu­lheres, cuja doutrina não é conforme ao Evangelho e cuja vida é por qual­quer forma digna de censura”.

“Comporta-te com a Modéstia e a reserva que terias se contigo estivessem Je­sus e Ma­ria!” (“Imitação de Maria”, por um religioso anônimo, Liv. II, Cap. XXVIII).

“Uma recomendação particular a vós, meninas. Sede sempre modes­tas no ves­tir, no porte e no falar; modestas em tudo, para não serdes nunca motivo de es­cândalo para ninguém. Não imiteis certas jovens descaradas, que, talvez mes­mo sem pensar, le­vam uma vida que, por le­viandade de trato, é inteiramente escanda­losa e causa de tantos pecados.” (Teólogo Giuseppe Pe­rardi, “Novo Manual do Cate­quista”, Part. II, n. 199).

“A donzela vaidosa é uma enviada do Demônio, porque a vaidade é mais que irmã da impu­reza, é sua mãe.” (Manual da Pia União das Filhas de Maria, Cap. IV, “5ª regra para todo o tempo”, 5º Ponto, pp. 122-123, traduzido do italiano pelo Côn. Dr. Ana­nias Corrêa do Amaral, 11ª edição, Porto, 1926).

Ao levantar-vos “vesti-vos com toda a Modéstia… À noite… despi-vos com toda a Modéstia, pensando na presença de Deus e do Anjo da Guarda, pois que, essa noite poderá ser a última da vossa vida, e perguntai a vós mesma: Onde aparecerei de manhã? Continuarei neste mundo como até aqui, ou aparecerei na Eter­nidade? E será no Céu ou no In­ferno?” (Manual da Pia União das Filhas de Maria, Cap. IV, “1ª regra para todos os dias”, 2º e 9º Ponto, pp. 114-118, Porto, 1926).

Categorias: Começando a ser modesta, Escritos de santos, Instruções de modéstia no vestir, O que a Igreja diz sobre modéstia

Tags: donzela, jovem, modéstia

Produtos recomendados:

Publicado em: 26 de abril de 2019.

Compartilhe este artigo:

Saia midi evasê listras coloridas
Saia midi godê total marsalla com cinto
Saia midi de pregas preta
Saia longuete evasê três marias pistache
Vestido midi godê bege floral
Saia midi godê total bordô floral
Vestido midi evasê gola laço
Saia midi de pregas terracota botões e bolsos
Saia midi godê total azul flores
Saia midi evasê preta folhagem
Saia midi evasê jacquard branca grid
Saia midi godê alfaiataria azul listras com bolsos